-
Arquitetos: URBANODE arquitetura
- Área: 30 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Durafloor, Joka Serigrafia, Matagal, Nova Canaã
Descrição enviada pela equipe de projeto. A cliente tinha a intenção de fazer a sala de espera, sala de atendimento e o banheiro da sua nova clínica de nutrição, cada ambiente com suas particularidades. Nos foi pedido ambientes de cores claras, uma mesa metálica com tampo de vidro e lugares para expor produtos e troféus ganhos nas competições de fisiculturismo.
Ainda nos primeiros traços do projeto percebemos, pela forma do próprio conjunto comercial, que o desafio seria dar unidade ao todo. Propusemos então usar a parede lateral como tal elemento (por ter mais superfície sem abertura), assim o paciente seria acompanhado até a sala da nutricionista através de um percurso reforçado pela materialidade. Para ressaltar tal sensação, fizemos uso de painéis de policarbonato alveolar fixados por ripas de madeira e iluminados por fitas de LED. A forma triangular dos painéis veio ainda na setorização dos ambientes, pelo próprio formato do conjunto e, mais especificamente, pelo posicionamento da mesa da secretária. Queríamos obter fluidez no caminho do paciente até o atendimento, para isto, pelo ângulo do corredor com a sala de espera, decidimos que a mesa da secretária deveria ser em formato triangular – e tal forma acabou por ser replicada em todos painéis das paredes. O policarbonato foi usado na sala de espera, no corredor e na sala de atendimento. Para a sala da nutricionista, conseguimos resolver todas as demandas com um único móvel divisor: nos foi pedido lugar para fichas dos pacientes, um local para acomodar acompanhantes nas consultas (o qual serviria para descanso da própria nutricionista nos momentos entre atendimentos) e um trocador. A mesa de vidro era um antigo desejo da cliente e tratamos de desenhá-la com estrutura de perfis de inox e vidro serigrafado.
Sobre o uso do policarbonato
Como explicamos, queríamos dar unidade ao conjunto comercial com a parede lateral. Nas primeiras revisões de projeto, o material usado era madeira, porém, devido ao custo elevado tivemos que buscar novas soluções. Como encontramos no policarbonato alveolar o material ideal para o projeto, também o usamos para ressaltar a composição na parede de duas maneiras: fazendo uso da sua transparência para passagem de luz e pela variação na disposição dos alvéolos. O material tem 4mm de espessura e foi fixado em sarrafos de madeira através de parafusos. A fita de LED instalada em todo perímetro de triângulos selecionados foi fixada diretamente nos sarrafos de madeira. O material foi adquirido em chapas de 600 x 240 cm e foi cortado e instalado pelos marceneiros.